23 de outubro de 2011

Saudade do tempo

Saudade, sentimento que dá e não se sabe
Aperta, um aperto bom, gostoso, suspirante
Seja saudade de um amigo, de um momento ou de um amante
Sempre existirá saudade, saudade, saudade,
Desde o início dos tempos, até o fim da eternidade...




Diego Anderson M'M'

21 de outubro de 2011

Em ti, eu pulso

Ontem, ou hoje pela madrugada, não sei ao certo, sonhei um sonho no mínimo intrigante... Sonhei que alguém muito querido sofria um acidente (no sonho não dava pra saber qual acidente tinha sido), a causa e o acidente não eram tão importantes no sonho, lembro mesmo que ele encontrava-se em estado demasiadamente instável, mas que mesmo que melhorasse teria que fazer um transplante de coração... Ao decorrer do sonho, vi famílias ostentando semblantes tristes nos rostos, sua mãe sem esperanças... Era tudo muito tocante, mas eu percorria o sonho com uma certa serenidade, como se eu soubesse o meu papel no meio de tudo aquilo, como se não houvesse dúvidas. Isso se passava em um futuro, pois percebi que já tinha uma vida estável e com certos luxos, além de me enxergar mais velho também, talvez uns 28 a 32 anos...
E mesmo já sabendo a decisão que tomaria, ela só se tornou concreta lá pelo fim do sonho, quando eu decido doar meu coração. Não fiquei triste em nenhum momento ao fazer isso, nem hesitei, só o fato de que amigos e parentes não concordaram no começo. Mas lembro-me que eu falava algo do tipo:
"Mãe, sabe quando se chega aquele momento que você tem que ouvir seu coração e seguir o que ele diz, pois apesar de tudo, apesar de todos os riscos e perdas, é aquilo que realmente vale a pena, a senhora vai entender, quando o coração chama, deve-se segui-lo" ...
Aos amigos eu não falava nada, só trocávamos olhares, todos eles estavam um do lado do outro, com cabeça baixa, e à medida que eu ia os olhando, eles iam levantando a cabeça como quem dizia:"Ok Diego, a gente entende"... Pois claro, estes conhecem mais do que ninguém o que se passou.

Agora já na sala de cirurgia, estávamos lá, um do lado do outro, talvez o momento mais intimo que teríamos, que seríamos. Você "dormindo", a junta média me preparando, e a sensação de dormência devido a anestesia já tomava conta do meu corpo, mas minha mente só focava você ali do lado, dormindo feito um anjo. E algumas palavras me soavam pela cabeça assim como algumas lembranças de nós dois, alguns risos, algumas lágrimas, mas no fim tudo terminava no seu olhar, no seu cheiro, no seu abraço.

A verdade é que nada mudaria tanto assim, por fim das contas, meu coração sempre foi teu ... Meu sentido é você, eu vivo em você, para você e agora com você.
Correndo pelos campos...



Diego Anderson M'M'

Outras leituras

Hoje debruçado por mais um livro, me deparei com um poema que chamou-me a atenção em um momento oportuno e apropriado...
Um trecho do Poema Saudade da Obra Horto de Auta de Souza.

Saudade

Ah!, Se soubesses quanto sofro e quanto
Longe de ti meu coração padece!
Ah! Se soubesses como doí o pranto
Que eternamente de meus olhos desce"

Ah! Se soubesses!... Não perguntarias
De onde é que vem essa sombria mágoa
Que trás-me o peito cheio de agonias
E os tristes olhos arrasados d'água!

Querem que a lira de meus versos cante
Mais esperança e menos amargura,
Que fale em noites de lua errante
E não invoque a pobre noite escura.

Mas... como posso eu levar sonhando
A vida inteira num anseio infindo,
Se choro mesmo quando estou cantando,
Se choro mesmo quando estou sorrindo!


Pensando em como seria se... se os "se"s não fossem tão espectrais e se tornassem mais palpáveis.


Diego Anderson M'M'

20 de outubro de 2011

Músicas para acordar

Nessa quinta-feira de manhã chuvosa aqui nas proximidades acordei inspirado. Como sempre, procurei um vídeo legal para postar no Facebook e então não consegui parar de escutar os sons únicos dessa banda. Então decidi criar essa postagem para mostrar-lhes músicas legais para levantar - só o que eu tenho aqui. 

Primeiro uma das minhas bandas favoritas, essa da qual postei uns vídeos no Facebook, a Kings of Convenience.

Formada por Erlend Oye e Eirik Glambek Boe, o duo teve início em '99 na cidade de Beren, na Noruega. Desde o início fizeram sucesso com seus sons calmos e envolventes, rendendo até uma parceiria com a canadense Feist nos álbuns Riot on an Empty Street e Quiet is the New Loud. Seu mais recente trabalho, Declaration of Dependence, inclui o single Boat Behind. Pela palhinha que eles deram na praia de Ipanema deu pra ver que são muito populares aqui no Brasil, já que os sortudos que presenciaram o pocket show de quatro músicas cantaram todas junto. Recomendo principalmente Live Long, Little Kids, Cayman Islands, Riot on an Empty Street, 24-25, Misread, Know- how e Winning a Battle, Losing the War

Death Cab for Cutie é uma banda de indie rock formada em '97 no estado de Washington. Composta por Ben Gibbard (vocal, guitarra e piano), Chris Walla (guitarra), Nicolas Harmer (baixo) e Jason McGerr (bateria), o quarteto compõe músicas calmas, belas e contagiantes. Não tem como, quando menos espera você já está cantando junto, se encantando. Não conheço todos os álbuns, mas aconselho o mais recente, Codes and Keys, e Narrow Stairs, de 2008. 

Tame Impala é um quarteto australiano de rock psicodélico formado em 2008 por Kevin Parker, Dominic Simper, Jay Watson e o mais recente integrante Nick Albrook, que ingressou em 2010 como baixista. Sua principal influência é Jimmy Hendrix, fazendo de seus sons algo único nos dias conturbados que vivemos atualmente. É impossível ouvir Innerspeaker, de 2010, e não bater o pé e se sentir flutuando com a voz intemporal de Kevin. Vale a pena conferir principalmente Alter Ego e Solitude is Bliss.

Três bandas pra acordar tá bom, né? Espero que gostem assim como eu e muitas outras pessoas e sempre acordem animados pensando "esse dia vai ser bom".

18 de outubro de 2011

Para o deleite - as visões de um sonhador

Bem leitores, venho por meio deste post lhes informar que a partir de hoje há um espaço aqui reservado para meu grande amigo Gabriel Cavalcante. Sim, unir palavras com desenhos e um apurado gosto musical. "Ah Diego, então o Gabriel desenha bem e escuta ótimas músicas?" Sim, amigos, ele faz isso divinamente bem, e para completar o combo, ainda escreves com um perfume de sedução que torna seu blog irresistível, visitem {in}Titulado e tenho certeza que confirmarão o que eu indico, assino e assassino embaixo. E que fique claro a honra e satisfação é toda minha em ter tamanha mente libertando suas peripécias aqui pelo meu blog. Ele escreve, desenha e se expressa de várias formas e sobre "n"s conteúdos. Eu confesso amar os posts que ele elabora com seus desenhos, suas playlists, seus poemas e acima de tudo (confesso que até bate uma saudade sempre que lembro) das suas crônicas, (em particular a The Prodigy) que tanto abusam de detalhes sabe, daqueles que te sequestram sem perceber para dentro da imaginação e te fazem sentir cada toque, visualizar cada sorriso e lágrima, escutar cada mínimo ruído. Então... é isso, mas não só isso. Te cuidem, abraços. E seja bem-vindo querido Gabriel.

Gabriel Cavalcante - Blog {in}Titulado


Diego Anderson M'M'

16 de outubro de 2011

"G" - II

Distância nunca será um problema, apenas um inconveniente passageiro... Um amor que não resiste a uma distância não é amor, pode ser carência, um lance o qualquer coisa do tipo. Quando se é amor, a distância só nos faz provar que realmente é amor, alguns km, seja por terra, mar, ceu, ou até mesmo nessa existência não diminui em nada o que por ti sinto, pois sei que quando estiver contigo nada disso terá importância, seremos só nós dois a viajar por nossas mentes e deslizar nos nossos corpos ... Os segundos passam lentamente, escuto o tik tak do relógio preso na parede, como se me vigiasse, me acorrentasse, mas nenhuma corrente é indestrutível perto de um sentimento incontrolável. Segue o barco, rumo ao horizonte, ao seu encontro na mais bela ilha paradisíaca, onde formaremos nosso ninho de amor ao pôr-do-sol. Sonhos... por enquanto.

Desenho por Gabriel Cavalcante, visite o blog dele. =D

8 de outubro de 2011

"G" - I

Olho suas fotos e suspiro, uma sensação tão boa sabe, um amor tranquilo, daqueles que só você sente ser verdadeiro, realmente verdadeiro, e desculpe-me pelas redundância mais é sim, realmente verdadeiro. Um amor sincero, imutável, E só você desperta isso em mim, esse alívio, esse toque, essa expressão de alma, esse olhar. Você me faz tocar na tela do computador, passando a ponta do meu dedo na sua foto, pelo seu rosto... Pensando um dia tocar-te, amar-te... ai ai, apenas suspiro. Suspiros perdido nessa distância que nos afasta, nessa união que se atrasa, nesse dia que não chega, nesse momento que se arrasta. Tenho em mente cada segundo, pois cada tempo longe de ti é massacrante, é duradouro, angustiante. Eu sou teu sabia? Não adianta de muito lhe escrever esse aglomerado de palavras (e elas gritam por atenção, elas tentam me ajudar), pois a ti não sou mais que um amigo, infelizmente, é isso que despertei em você, amizade. E me pergunto porque não foi assim comigo também. Sinto ciúmes de você, fico tristinho quando me falas de novas paqueras, amores, saídas e enfim.
Um dia pacifico te encontrei e agora vivo essa guerra de te conquistar... Súbitas, desfalecidas tentativas. Você é para mim como a única razão, não a única razão de existir, mas a única razão de não desistir.

4 de outubro de 2011

Violência Infantil, que tal realmente se importar com isso?

Bem, hoje ao acessar minha conta no facebook:
“fulano e mais trocentos amigos mudaram a foto do perfil”...
Hum... Fotos de desenhos! Como assim? Que nova modinha é essa? Fui analisar e descobri que era uma forma de protesto contra a violência infantil, focando o dia 12 de outubro. Achei a idéia altamente interessante e justificada, mas me revoltei com alguns aspectos:

Primeiro: Porque o dia 12 de outubro?
Porque é o Dia das crianças Diego.
Dia das crianças? Sim é sim... Mas e daí? Esse dia é apenas um dia comercial que assim como qualquer outro só serve para sugar dinheiro de gente alienada, ou vai dizer que você (dirijo-me aos pais nesse momento) só compra presentes ou faz teu (s) filho (s) feliz (es) só nesse dia? ... Pense. Porque não escolheram outro dia como o 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil)? Dia esse que foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se na Bahia na luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais. A data foi escolhida para marcar o sequestro da menina Araceli Cabrera Sanches, em 18 de maio de 1973. A menina de oito anos foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. A família da menina se silenciou diante do crime e sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os assassinos. Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis. Ou que tal o dia 4 de Junho (Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão)?
Mas não né, vamos levantar a bandeira da defesa das crianças justo no dia 12 de outubro, que é pra “sensibilizar” todo mundo, ou o bolso de o todo mundo, até porque dia 4 de junho não daria tanto lucro visto a concorrência com 12 de junho né pessoas! E 18 de maio não, tem dias das mães e tarara. Enfim, e para completar  muitos pensam que o feriado do dia 12 de outubro é por causa do dia das crianças, informe-se melhor e saiba que o feriado é por outro motivo ok, pesquise.

Segundo: Qual era a idéia inicial mesmo?
Era demonstrar meu apoio na luta contra a violência infantil Diego!
Sério? Era mesmo? Ounti que fofo da tua parte, tão fofo que seus comentários só são sobre brincadeirinhas com seus amigos do facebook sobre quem coloca tal desenho mais “lhindhinho” e sobre qual deles é mais “thuco thuco” ou qual deles mais se parece com quem.

Terceiro: Não bastavam somente esses desenhinhos fofos do nosso passado. Porque assim, me desculpe, mas que bom que tu teve uma infância feliz e saudável e pode desfrutar de desenhos e brinquedos, saiba que nem todos tiveram essa sorte, e muitas crianças por aí no mundo não sabem o que diabos é um “bob esponja”, “um ursinho carinhoso”, “um Power ranger”, “um cavaleiro do zodíaco”, enfim.
Ah Diego tu é chato ein!!
Desculpe meu caro, mas se tu leste até aqui e me diz uma coisa dessas, então nem se dê o trabalho de continuar lendo. Enfim, para os que ainda estão aqui comigo, eu confesso que o movimento no facebook me alertou sobre o caso e me fez pesquisar e me inteirar sobre o assunto. E fiquei realmente chocado com algumas informações, como por exemplo, um vídeo no youtube onde uns monstros (porque não se pode nem aqui nem em Marte chamar aquilo de pais, muito menos de ser humano) deixam uma criança frente a frente com uma Naja(segue aqui o link. Relatos de que no Brasil as estatísticas mostraram que o número de casos de violência contra crianças é maior do que as estatísticas divulgadas pelos órgãos oficiais. E que a maioria dos casos realmente não são denunciados, claro né, são crianças... Em média, 18 mil crianças são vítimas de violência doméstica por dia no Brasil.
Os dados, apresentados pela Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância (Sipani), representam 12% das 55,6 milhões de crianças menores de 14 anos. Frente a esta realidade, não há muito para comemorar neste Dia 12 de outubro há?
E quando falo de violência infantil, não me refiro apenas a física não, há a psicológica, dentre outras particularidades, como o trabalho infantil, locais onde crianças trabalham nos lixões, algumas nem tem o que comer. Crianças que tem o direito de freqüentarem um ambiente de estudo negado, em contrapartida uma péssima educação ofertada pelo governo também é uma forma de violência infantil.
 Denuncie
Quem suspeita de que uma criança esteja sofrendo agressão de qualquer forma deve encaminhar a denúncia para o Conselho Tutelar ou para o Ministério Público de sua cidade o mais rápido possível. Se ficar provado que a criança é vítima de maus tratos, o agressor será punido, e a guarda da criança passará a ser do parente mais próximo.
No caso de maus tratos, a pena varia de dois meses a um ano. Se a agressão resultar em lesão corporal de natureza grave, a pessoa pode pegar de 1 a 4 anos. Já no caso de morte, o agressor pode ser condenado de 4 a 12 anos. Para saber qual o telefone do Conselho Tutelar mais perto de sua casa, ligue para o número 100 (ligação gratuita).

E então quem sabe, próximo ano veremos essa data com um ar diferente, e tomara que seja pra melhor, pois não há nada mais lindo e verdadeiro que a felicidade transbordada pelo sorriso de uma criança, e concomitamente não há nada mais triste que a alegria de uma criança silenciada, ou seus sonhos covardemente esmagados pela brutalidade desumana de alguns imbecis.


Diego Anderson M'M'