4 de outubro de 2011

Violência Infantil, que tal realmente se importar com isso?

Bem, hoje ao acessar minha conta no facebook:
“fulano e mais trocentos amigos mudaram a foto do perfil”...
Hum... Fotos de desenhos! Como assim? Que nova modinha é essa? Fui analisar e descobri que era uma forma de protesto contra a violência infantil, focando o dia 12 de outubro. Achei a idéia altamente interessante e justificada, mas me revoltei com alguns aspectos:

Primeiro: Porque o dia 12 de outubro?
Porque é o Dia das crianças Diego.
Dia das crianças? Sim é sim... Mas e daí? Esse dia é apenas um dia comercial que assim como qualquer outro só serve para sugar dinheiro de gente alienada, ou vai dizer que você (dirijo-me aos pais nesse momento) só compra presentes ou faz teu (s) filho (s) feliz (es) só nesse dia? ... Pense. Porque não escolheram outro dia como o 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil)? Dia esse que foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se na Bahia na luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais. A data foi escolhida para marcar o sequestro da menina Araceli Cabrera Sanches, em 18 de maio de 1973. A menina de oito anos foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. A família da menina se silenciou diante do crime e sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os assassinos. Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis. Ou que tal o dia 4 de Junho (Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão)?
Mas não né, vamos levantar a bandeira da defesa das crianças justo no dia 12 de outubro, que é pra “sensibilizar” todo mundo, ou o bolso de o todo mundo, até porque dia 4 de junho não daria tanto lucro visto a concorrência com 12 de junho né pessoas! E 18 de maio não, tem dias das mães e tarara. Enfim, e para completar  muitos pensam que o feriado do dia 12 de outubro é por causa do dia das crianças, informe-se melhor e saiba que o feriado é por outro motivo ok, pesquise.

Segundo: Qual era a idéia inicial mesmo?
Era demonstrar meu apoio na luta contra a violência infantil Diego!
Sério? Era mesmo? Ounti que fofo da tua parte, tão fofo que seus comentários só são sobre brincadeirinhas com seus amigos do facebook sobre quem coloca tal desenho mais “lhindhinho” e sobre qual deles é mais “thuco thuco” ou qual deles mais se parece com quem.

Terceiro: Não bastavam somente esses desenhinhos fofos do nosso passado. Porque assim, me desculpe, mas que bom que tu teve uma infância feliz e saudável e pode desfrutar de desenhos e brinquedos, saiba que nem todos tiveram essa sorte, e muitas crianças por aí no mundo não sabem o que diabos é um “bob esponja”, “um ursinho carinhoso”, “um Power ranger”, “um cavaleiro do zodíaco”, enfim.
Ah Diego tu é chato ein!!
Desculpe meu caro, mas se tu leste até aqui e me diz uma coisa dessas, então nem se dê o trabalho de continuar lendo. Enfim, para os que ainda estão aqui comigo, eu confesso que o movimento no facebook me alertou sobre o caso e me fez pesquisar e me inteirar sobre o assunto. E fiquei realmente chocado com algumas informações, como por exemplo, um vídeo no youtube onde uns monstros (porque não se pode nem aqui nem em Marte chamar aquilo de pais, muito menos de ser humano) deixam uma criança frente a frente com uma Naja(segue aqui o link. Relatos de que no Brasil as estatísticas mostraram que o número de casos de violência contra crianças é maior do que as estatísticas divulgadas pelos órgãos oficiais. E que a maioria dos casos realmente não são denunciados, claro né, são crianças... Em média, 18 mil crianças são vítimas de violência doméstica por dia no Brasil.
Os dados, apresentados pela Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância (Sipani), representam 12% das 55,6 milhões de crianças menores de 14 anos. Frente a esta realidade, não há muito para comemorar neste Dia 12 de outubro há?
E quando falo de violência infantil, não me refiro apenas a física não, há a psicológica, dentre outras particularidades, como o trabalho infantil, locais onde crianças trabalham nos lixões, algumas nem tem o que comer. Crianças que tem o direito de freqüentarem um ambiente de estudo negado, em contrapartida uma péssima educação ofertada pelo governo também é uma forma de violência infantil.
 Denuncie
Quem suspeita de que uma criança esteja sofrendo agressão de qualquer forma deve encaminhar a denúncia para o Conselho Tutelar ou para o Ministério Público de sua cidade o mais rápido possível. Se ficar provado que a criança é vítima de maus tratos, o agressor será punido, e a guarda da criança passará a ser do parente mais próximo.
No caso de maus tratos, a pena varia de dois meses a um ano. Se a agressão resultar em lesão corporal de natureza grave, a pessoa pode pegar de 1 a 4 anos. Já no caso de morte, o agressor pode ser condenado de 4 a 12 anos. Para saber qual o telefone do Conselho Tutelar mais perto de sua casa, ligue para o número 100 (ligação gratuita).

E então quem sabe, próximo ano veremos essa data com um ar diferente, e tomara que seja pra melhor, pois não há nada mais lindo e verdadeiro que a felicidade transbordada pelo sorriso de uma criança, e concomitamente não há nada mais triste que a alegria de uma criança silenciada, ou seus sonhos covardemente esmagados pela brutalidade desumana de alguns imbecis.


Diego Anderson M'M'

4 comentários:

  1. Disse o suficiente.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, me enriqueci agora. Eu nem sabia o que eles tavam fazendo que tava deixando meu navegador tão lerdo, e agora sei de tanto sobre o dia das crianças e sobre a violência doméstica contra a criança. Realmente, Di, você precisava ter feito isso. Assim abre os olhos de muita gente para a realidade.

    ResponderExcluir
  3. Essas "campanhas" do facebook, em grande maioria, são apenas uma desculpa para se exibir de alguma forma. Trocar fotos de perfil não tira crianças das injustiças que sofrem, não é?

    Agora me deu vontade de aproveitar os meus amigos para nos reunirmos e visitarmos uma casa de crianças carentes, para lermos, brincarmos, doarmos brinquedos, talvez livros. Amor. Amor. Amor, também.

    Eu gostei, Diego. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Diego, você está de parabéns! Realmente como citado acima, você disse o suficiente! Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir

Obrigado.. volte sempre que bater aquela saudade...